terça-feira, 27 de novembro de 2012

Segurança na profissão

Jornalistas estão sempre correndo riscos, mas nem sempre estão preparados para corrê-los.
-
Jornalistas cariocas de rádio, TV, revista e jornal impresso participaram, na última semana de agosto, do Curso de Segurança para Jornalistas em Área de Conflito. O treinamento foi uma proposta do Sindicato dos Jornalistas e teve início no dia 27. O curso foi ministrado pelo International News Safety Institute (Insi), organização internacional que reúne especialistas em segurança da imprensa.
O primeiro curso foi ministrado em 2007 e teve sua terceira edição em 2012. As aulas ensinam como agir com segurança durante um tiroteio e a importância de se planejar a reportagem antes de ir para a rua. Ainda abordam o estresse de jornalistas que vivem sob tensão de coberturas perigosas.
Depois de tantos casos envolvendo jornalistas que foram mortos fazendo coberturas, um curso como esse pode trazer uma certa segurança para os profissionais. Claro que isso não quer dizer que  eles possam agir sem ajuda policial em alguns lugares, mas pelo menos vão saber o mínimo para agirem corretamente em situações de risco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário